BRASIL VISUAL é uma série documental sobre o universo das artes visuais brasileira,  que apresentam ao público em geral - numa linguagem moderna, acessível e dinâmica, a arte contemporânea e seus expoentes de diversas gerações, abrangendo variadas expressões artísticas do norte ao sul do país.

Idealizada e dirigida pela produtora pernambucana Rosa Melo, a primeira temporada da série contemplou 08 (oito) documentários de 26 (vinte e seis) minutos cada, e foi exibida pela TV Brasil e o Canal Curtas, em todo território nacional.

Um personagem dá unidade à série. Trata-se do performer "Cabelo" que interage em tom de conversa  com os entrevistados, e  também a voz narrativa dos documentários que garante uma vívida interação entre depoimentos, intervenções visuais e performáticas, visitas a ateliês ou onde quer que haja arte sendo produzida. O artista Cabelo foi convidado justamente por unir conhecimento com o tema, ao domínio e intimidade com a linguagem do vídeo, contribuindo com sua espontaneidade sobre toda a série.

Os documentários focam trabalho de artistas de diversas gerações entre análises e depoimentos de curadores, críticos de arte e pesquisadores do assunto abordado, retratando como essas gerações se comunicam, as ferramentas à disposição do artista, os meios de divulgação e de distribuição de suas obras. Alguns são especiais e históricos, abordando temas fundamentais para a trajetória das artes visuais brasileiras. São eles: Arte Política; Arte Correio; Homem, Arte e Meio Ambiente; Performance; Intervenção Urbana; Artesania na Arte Contemporânea; Videoarte no Brasil; Formas Híbridas da Videoarte.

BRASIL VISUAL é a primeira série de TV brasileira exibida em rede pública dedicada exclusivamente ao assunto, usando uma linguagem ágil e contemporânea, atenta também à regionalização e o intercâmbio entre o que é produzido pelo país afora. Sem abrir mão de ser didático, obviamente embalados entre recursos gráficos e textos atraentes, a série propõe tema, formato e conteúdo pertinentes com a veículos de exibição voltados para a cultura, educação, formação, e informação.

Em 2016 foi a única série brasileira na modalidade de MELHOR SÉRIE DOCUMENTAL indicada para o prêmio TAL, premiação para as melhores produções das Televisões Públicas e Culturais da América Latina .

A 1ª temporada da série BRASIL VISUAL foi realizada por Rosa Melo Produções em parceria com a Hy Brazil Filmes, co-produzida pela AC Produções Ltda e TV Brasil/EBC, incentivada pelo Governo do Estado de Pernambuco por meio do 5º Edital de Incentivo ao Audiovisual de Pernambuco/Funcultura. A produção do piloto da série e o desenvolvimento do projeto foram viabilizados pelo Edital Rede Nacional Funarte de Artes Visuais do Ministério da Cultura.

 

Para dimensionar a amplitude temática dos programas, é preciso lembrar que as artes plásticas, como foram conhecidas até há pouco tempo, ganharam nova dimensão e passaram a ser conhecidas como artes visuais. Abraçando todas as formas de expressão artística que, tendo como centro a visualidade, produzem por qualquer meio, objetos, ou ações. Visto sob esta ótica, as artes visuais estão presentes em todas as dimensões de nossa existência: nos objetos, nas paredes, nas ruas, espaços arquitetônicos, estabelecendo permanente conexão entre nós e o meio urbano, político e social. Não é mais apenas um objeto palpável, concreto, envolve um universo ilimitado incluindo desde a pintura em tela, até as relações estéticas virtuais.

Se você tem o desejo de se expressar artisticamente, basta olhar ao redor para perceber que as possibilidades, mecanismos e meios de concretizar este desejo, estão cada vez mais ao alcance das mãos e ganhando espaço nas novas formas de interagir com o mundo.

O artista contemporâneo tornou-se livre para utilizar suportes distintos e, dessa mistura, revelar o seu próprio e singular trabalho. Já pelo lado do público, basta prestar atenção ou ser instigado, para perceber que a arte não está somente nas galerias e museus; está também nas ruas, na tela do computador ou do celular. Até mesmo no próprio corpo.

Mas, temos um paradoxo: se por um lado a produção artística brasileira se multiplica extraordinariamente, por outro, o intercâmbio entre os artistas visuais e o público das diversas regiões do país ainda é precário. O velho dilema do país de dimensões continentais.

Nem sempre o trabalho de um artista de Roraima, por exemplo, chega a Pernambuco, ou no Rio de Janeiro. E vice-versa. Há muito a ser mostrado, trocado, debatido. Como a TV é um dos meios mais eficazes de comunicação no Brasil é imprescindível que ela cumpra, na área da cultura e da educação, seu papel de instrumento que liga e apresenta o país, em toda a sua complexidade e dinamismo. Que possa impulsionar a formação de novas plateias, ensinar, entreter e salvaguardar a memória nacional.

O BRASIL VISUAL tem esta função no terreno das artes visuais. Queremos mostrar que a arte contemporânea pode sim ter um público amplo e diversificado. Entendemos que o território do tema é amplo, a produção do país é vasta, e há muito que se mostrar e discutir!

 

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